A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

5 Erros comuns de empreendedores jovens

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Empreender é difícil, mas, não é impossível. Como Anthonny Robbins diz “Empreendedores são gladiadores. Estão numa batalha onde podem morrer a qualquer hora mas acordam todos os dias para vencer”. Ele diz isso porque maior parte das empresas fecha as portas (morre) nos primeiros 2 anos de funcionamento, porquê?

Negócios fecham porque somos todos humanos e cometeremos erros até o fim das nossas vidas. Falta de foco, não adaptação a mudanças no mercado e falta de educação financeira são apenas alguns dos erros que novos empreendedores cometem.

Não basta apenas ter uma ideia de negócios fantástica para vencer o mercado. precisamos investir no conhecimento e ser flexível pois o Tio Zé (O mercado) é cheio de surpresas. Confira abaixo 5 dos erros mais comuns dos novos “gladiadores” e evite uma morte precoce.

1.     Atuar na Informalidade

Todos nós sabemos que uma empresa precisa estar legalizada para que funcione, mas, muitos empreendedores novos entram no mercado sem a papelada em dia, sem ter um plano de negócios desenvolvido, sem planeamento nenhum. É totalmente normal começar assim, mas, não fique na informalidade por muito tempo ou pagarás o preço – morte precoce.

Legalize o mais breve possível a sua empresa para poderes abrir contas bancarias, pagar impostos e assinar contratos legais. Tenha um plano de negócios devidamente executado, pois servirá como o mapa que ajudará a sua empresa crescer. Visite a indexmarketing.co para saberes mais, caso aches que é uma dor de cabeça fazer um plano de negócios.

2.     Falta de investimento no conhecimento

Não dominar técnicas de gestão e achar que o seu negocio crescerá é a mesma coisa que voar sem asas. Muitos jovens entram para o mercado despreparados, não sabem como lidar com pessoas e os processos de uma empresa. É normal pois ninguém ensina “como gerir um negocio” na primaria.

Mas caso queiras ter sucesso o melhor investimento não será na maquina cara que queiras comprar na China mas sim no conhecimento intelectual. Invista no conhecimento sobre a sua área de atuação, finanças, recursos humanos, liderança e muito mais através de cursos, atendendo workshops e lendo bons livros. O sucesso de um empreendedor está fortemente ligado ao seu nível de conhecimento.

3.     Não buscar os melhores parceiros

Esse erro a maioria de nós comete. Imagine que queiras abrir uma boutique e a sua prima de 18 anos esteja a procura de emprego, o impulso de “ajudar Família” entra e você a contrata. Quase todos nós faríamos isso, mas muitos negócios fecham por esse mesmo motivo.

Na verdade a sua prima é preguiçosa, envergonhada e não sabe nada sobre atendimento ao cliente, então, dois meses depois da boutique abrir as vendas são péssimas pois tens as pessoas erradas a trabalharem na loja.

Contratar é daquelas coisas que não podem ser levadas de animo leve no seu negócio. Contrate as melhores pessoas que formarão a melhor equipe e consequentemente a melhor empresa.

4.     Não prestar atenção em marketing e vendas

Qual é a diferença entre uma grande empresa e uma pequena?

O volume das vendas...

E o que podemos fazer para vender melhor?

Melhorar o produto e publicitar mais, claro.

Muitos empreendedores não prestam a devida atenção nas duas forças mais importantes de qualquer negócio “publicidade e vendas”. As campanhas de marketing de muitas empresas são ineficientes porque novos empresários focam dinheiro e tempo em outras coisas. Lançam anúncios não atraentes e pouco se importam com a imagem empresarial no seu todo. Em muitas empresas, não existe um plano de vendas sólido que todos funcionários conheçam e entendam.

Sem vendas não existe empresa. Tenha sempre um plano de vendas e um plano de marketing desenvolvido para o sucesso de sua empresa. Contrate quem saiba fazer caso não seja sua especialidade e lembre, a coisa mais importante de qualquer empresa é vender, logo, venda com seriedade.

5.     Confundir Atividade com produtividade

Fazer muita coisa, chegar em casa cansado não é necessariamente ser produtivo. Trabalhar inteligente é a solução. Trabalhar inteligente significa ter consciência de que o tempo é curto demais e que precisamos priorizar as tarefas mais difíceis e resolve-las para podermos progredir. É muito importante que façamos as nossas tarefas mais importantes do ano, mês, semana e mês primeiro e só depois o resto. Priorize sempre.

DICAS

Seja flexível com as mudanças no mercado, procure pelas melhores pessoas, invista no autoconhecimento, esteja aberto as criticas e não confunda atividade com produtividade.

últimos artigos
No items found.