A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Aprenda a liderar com o coração

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Liderança é o acto de influenciar as pessoas. Liderança é a peça fundamental para que qualquer organização, projecto e até club de futebol vença.

Trago como exemplo a Seleção Angolana de Futebol: Até 2006 vários treinadores (lideres) estrangeiros e nacionais passaram por ela, nenhum conseguiu levar-nos ao mundial, mas em 2006 sob liderança de Oliveira Gonçalves conseguimos chegar ao campeonato mundial de futebol e tivemos uma actuação normal (não ganhamos mas também não decepcionamos). Entrou para historia. Depois da saída de Oliveira Gonçalves, nunca mais fomos ao mundial, porquê? ... Liderança...

Todas as famílias, equipas, instituições e empresas solidas têm algo em comum -  bons lideres...

É tão difícil encontrar bons lideres que as empresas norte americanas pagam avultadas somas a esses unicórnios para ficarem nas empresas por causa do valor que eles agregam as mesmas.

Existem vários tipos de liderança e a melhor no meu ponto de vista é a liderança com o coração. O que quero dizer com isso? Liderar com o coração significa ver os seus colaboradores como seus filhos. Significa acima de tudo que devemos ser como um pai ou mãe para eles. Um parente que elogia e fica feliz com as conquistas dos filhos, que é paciente para ajudar os mesmos a fazer as tarefas, se preocupa caso algum deles esteja doente e também repreende e educa quando os filhos cometam erros ou saiam da linha. Todo pai quer o melhor para o filho e luta para que isso aconteça.

Os pais entendem que os filhos não começam com experiencia e tentam guiar os pequenotes sempre que possível para evitar falhas e erros. Quando um filho começa a dar os primeiros passos, os pais são pacientes e levantam os bebes sempre que caem, ficam felizes pelos filhos estarem a tentar andar e incentivam as crianças a fazerem “tenten!”. Como consequência, a criança anima-se e motivada pelos pais vai tentando dar passos até ganhar estabilidade e começar a andar sozinha. Liderar com o coração significa ter essa mesma perspetiva sobre as pessoas.

O que assistimos no mundo empresarial é totalmente o contrário. Os lideres são impacientes, querem resultados imediatos, querem pessoas com 5 anos de experiência... para já! Querem que todos façam o trabalho de forma perfeita logo de primeira. Mas, a realidade humana não é bem assim, a gente comete erros, a gente precisa ser motivado e acima de tudo a gente precisa de amor. Sejá um lider com coração, seja paciente com os colaboradores e funcionários, ensine e queira o bem para todos eles como se fossem seus filhos.

últimos artigos
No items found.