A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Não espere o apoio da sociedade se quiseres ser empreendedor

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Na maior parte das vezes as primeiras pessoas a duvidarem de si serão os seus familiares, depois serão os seus amigos e por fim a sociedade no geral, principalmente se você for jovem, sem experiencia de emprego.

O meu caso:

Eu comecei a empreender aos 15, mas nada muito sério, ainda vivia em casa dos meus pais e o senso comum acreditava que eu faria como todos:

Acabar de estudar-arranjar emprego-casar e morrer...

Mas, fiz totalmente o contrário, enquanto estudava na Federação Russa, longe de Angola, junto com amigos e meu irmão mais velho abrimos uma empresa de consultoria de marketing. Depois de 2 anos a empresa foi à falência, mas as lições que aprendi me fizeram muito mais forte que um dia imaginei, agora sou cofundador de 4 empresas diferentes, mas vou deixar essa historia para outro dia. Voltando ao ponto, antes mesmo de terminar a formação eu sempre disse que não procuraria emprego e seria empreendedor a 100%. As pessoas não me levavam a sério, pois, o senso comum acredita que ser empresário é coisa doutro mundo e que apenas os ricos criam e gerem empresas. Ninguém falará direitamente na sua cara mas, você perceberá a desconfiança e descontentamento das pessoas quando disser que serás empreendedor e não empregado.

Atenção, sua família quer o seu bem e portanto eles acham que arriscar todo seu dinheiro e tempo em algo que ninguém sabe se vai ou não dar certo não lhes cai muito bem, por isso eles serão contra suas ideias empreendedoras. Dói ainda mais quando a sua parceira(o) também fica pessimista sobre a sua ideia de negócios ou projecto. Mas, não desanime porque tu és um vencedor.

Escrevi esse artigo pra expressar algo muito importante:

- Saiba que essas reações são normais pois a sociedade nos ensina a trabalhar para os outros;

- A inveja é um factor importante. Muita gente sem coragem quer te desencorajar para que eles não se sintam solitários no mundo da decepção;

- Todos os projectos que tentares fazer poderão dar errado mas se persistires vencerás independente do nível de pessimismo a sua volta

 

Então meu caro leitor próxima vez que alguém duvidar do seu projecto saiba que é normal e persista.

Lembre, não existem perdas, apenas lições.

 

Quando você não ganha, você aprende.

últimos artigos
No items found.