A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Não existe momento certo para começar um negócio

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Na minha sincera opinião é ingénuo pensar que existe um “momento certo” para começar o seu negocio. Eu sou fã da frase: comece agora, com o que tiver, como poder.

Comece pequeno, ganhe experiência e cresça. Muita gente diz: “um dia começarei o meu negocio”. Eu pergunto: “quando é que esse um dia chegará?” Nunca...

 

Medo de errar paralisa muita gente de começar um negócio. Deixa-me clarificar uma coisa: querendo ou não, você vai errar porque você é humano, mas quando caíres só ficarás no chão se for opção sua.

É verdade que dói quando caímos, mas levante porque você escolheu o jogo duro que é empreender. Ei! Levante e não bota a culpa nas outras pessoas, aprende com os erros e continue a caminhada. Empreender é assim, se não estiveres pronto vá procurar emprego...

 

 Voltando ao assunto do “momento certo”... ele não existe. Muita gente pensa que precisa de muito para começar uma empresa, que é difícil reconhecer os documentos, que tem muita corrupção no processo e todos outros mitos que o senso comum acredita... Todos falsos, procure um GUI (Guiché único do empreendedor) e descubra quão fácil se tornou abrir uma empresa.

 

 Sobre investimentos: muita gente acredita que para tirar uma ideia do papel precisa de uma fortuna, mas, a verdade é que devemos sempre experimentar e começar pequeno.

Exemplo: Abrir um restaurante de primeira classe é bastante caro mas abrir uma Lanchonete é mais barato. Tendo em conta que você não tenha experiência com restauração, atendimento ao cliente e todos outros aspectos, não seria mais fácil primeiro começar por uma lanchonete antes de se atirar para um restaurante que custa milhões para construir?

 

Muitos dizem: vou arranjar emprego e juntar dinheiro primeiro para depois começar.

Eu gosto deste tipo de empreendedor porque desde o momento que você junta dinheiro justamente para abrir seu próprio negócio, o seu projecto já começou. Enquanto você faz a sua poupança para investir, pesquise sobre a sua área, escreva um plano de negócios e leia sobre gestão e finanças sempre. Quando chegares aos seus objectivos financeiros estarás pronto para o mercado.

Agora, os que dizem: “um dia quando deus quiser vou abrir?” Bem, do pouco que li na Bíblia Deus não fala sobre ajudar ninguém abrir negócio algum, você tem que ir atras agora e não “um dia”. No calendário não existe “um dia”. Comece com o que tiver, onde estiver com o que poder. Pare de se mentir que “um dia” você fará... como diz o anúncio da Nike: Just do it (apenas faça).

últimos artigos
No items found.