A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Não subestime a competição

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Em 2007 quando Steve Jobs e a Apple lançaram o iPhone muitos críticos acharam que seria mais um fracasso. As empresas lideres de mercado na altura (Nokia e Blackberry) estavam tão confortáveis com o seu reinado que ignoraram o aparelho. Bill Gates chamou o telemóvel de “mais um brinquedo que desaparecerá com o tempo”. Quase todos os especialistas acharam o telefone um desastre que ninguém usaria. Bem, hoje em dia, 10 anos mais tarde a Nokia já não existe, a Blackberry está quase a fechar as portas e o Bill Gates junto com os amigos dele especialistas estão a engolir as suas palavras com a garganta seca pois a Apple é a líder de mercado neste momento, o iPhone é o aparelho mais bem-sucedido de todos os tempos. A competição subestimou o poder de sua inovação.

 

A DSTv entrou em Angola em 1998, até 2010 eram os lideres do mercado no sector de televisão a cabo. Tinham domínio total e não sentiam necessidade nenhuma de inovar os serviços. 3 anos depois aparece a Zap, inovadora, imagem HD, atacou as mulheres com novelas mexicanas e os homens com a liga portuguesa, mas a DSTV mesmo assim não inovou, subestimaram a força da Zap até que a Zap começou a dar tareia na DSTV quando anexou a sua grelha a Globo, um serviço de atendimento ao cliente topo de gama e facilidade de adquirir os seus produtos. Hoje em dia a DSTV luta para estar no mercado, tiveram que inovar porque começaram a perder clientes. Subestimaram a competição.

 

No seu ramo de negócio existe a sua empresa, mas também existem competidores que estão analisando sua estratégia e a trabalhar duro para que você saia do mercado. Não subestime os passos do seu competidor especialmente se for menor que você. Analise e inove sempre para não perder o mercado. O mercado é dinâmico e o que fez  você vencer ontem não necessariamente fará você vencer amanha. Os clientes mudam, as estratégias de marketig mudam, os meios mudam e você tem que acompanhar as tendências e arriscar para se manter vivo num mundo cada vez mais competitivo.

últimos artigos
No items found.