A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Porque o salário nunca chega?

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

A sensivelmente 2 anos atrás estava eu em conversas com o meu parente Dr.Hipolito, contabilista e escritor de finanças e ele me disse algo que ficou comigo até hoje. De uma forma simples revelou: “mesmo que um indivíduo ganhe 4-6 mil dólares e tenha um aumento salarial de 30% todos os anos em 10 anos nunca chegara a acumular 1 milhão de dólares”. Fiquei chocado com essa revelação porque eu sempre pensei o contrário. Sempre achei que existem salários tão bons que retiram a necessidade da pessoa investir ou empreender. Mas, eu estava errado.

Todo mundo almeja ter um salário digno que garanta um nível de vida satisfatório. Mas, ninguém em nenhuma parte do mundo alguma vez enriqueceu com o dinheiro do salário. Salários são projectados para manter trabalhadores satisfeitos por um período de tempo curto. A empresa paga o suficiente para que o trabalhador não fuja e o trabalhador faz o suficiente para que a empresa não o dispense. A luta para o aumento de salário é bem real, todos querem um aumento e a empresa também quer mais produtividade, então o meio termo sempre é a favor da empresa. Se o trabalhador fizer mais, é promovido e o salário aumenta, mas, a promoção também aumenta os deveres da pessoa.

Mesmo assim, por mais promoções que existam, salário nunca chega para maior parte das pessoas, porquê?

 

1.MAIS SALÁRIO, MAIS CARO O NÍVEL DE VIDA

Existe uma lei em economia que suporta a primeira causa: “quanto mais o indivíduo ganha mais ele gasta”. Por isso, a cada aumento salarial, o trabalhador tende a gastar mais dinheiro. É uma tendência natural.

Existem sim pessoas que guardam porções grandes de seus salários e investem em empresas ou abrem suas próprias empresas e tornam-se ricos. Mas, atenção: eles tornaram-se ricos porque empreenderam, não por causa do salário. Quem executa essa estratégia tem o meu respeito pois não é fácil ser disciplinado num mundo consumista.

 

2.CONSUMISMO

Uma boa parte das pessoas na terra é consumista porque as sociedades modernas são desenhadas para tal. Com tantos anúncios, promoções e incentivos para comprar é difícil não ser consumista. Consumismo está directamente ligado ao capitalismo. Uma sociedade capitalista normalmente se torna consumista por um simples motivo: Produção... As empresas precisam produzir mais para crescer e então usam todos os truques do mundo para nos aliciar a comprar. Pesquisas de mercado, campanhas de marketing, estudos de psicologia humana, tudo para que os cegos assalariados gastem o dinheiro em coisas que as vezes nem precisamos. O vencedor nessa batalha são sempre as empresas porque se a gente não caiu pelo anúncio barato que alguma empresa fez, alguém próximo a nós caiu e por sermos seres altamente sociais tendemos a imitar o nosso meio, acabamos comprando o tal produto também. Isso acontece muito com as donas de casa: aparece um anúncio de uma panela de aço na TV, ela ignora, mas, no dia seguinte na casa de sua amiga ela repara que a mesma comprou um jogo de panelas igual ao anúncio, para não se sentir atrás do tempo, ela pergunta aonde a amiga comprou as panelas e dentro daquela semana faz de tudo para compra-las também porque “estão na moda”. Muita gente comete esse erro e para fazer lembrar, a dona que comprou as panelas de aço já tinha panelas boas em casa.

 

3. INFLAÇÃO

A definição cientifica de inflação é meio chata e não se entende facilmente, por isso não vou escrever aqui. Mas, eu entendo e sinto o que ela é. Inflação entendem-se pelo aumento dos preços das coisas que compramos. O nosso sistema financeiro mundial foi desenhado para que a inflação aumente todos os anos. Antes uma pastilha era 10kz agora uma pastilha são 20kz, isso é que se chama inflação caso não soubesses. O salário normalmente não aumenta com a velocidade da inflação. Um bom exemplo disso é a crise que Angola atravessa desde 2015. Quantos podem afirmar que o salário aumentou? Mas todos concordamos e sentimos que os preços aumentaram, certo?

 

O salário não chega porque as empresas adoram escravos. Os trabalhadores querem salário por causa da segurança e conforto de receber todos os meses um montante que pague as contas. Mas, é uma armadilha viciante.

Eu pessoalmente detesto a ideia de receber salário por ser um empreendedor, mas se você estiver na condição de assalariado, poupe o máximo e empreenda também.

 

Salário pagará as contas, empreender construirá fortuna.

 

A escolha é sua.

últimos artigos
No items found.