A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Quando duvidarem de si, lembre disso

2
Lizandro Chissupa
1
20/6/2017

Se você for um sonhador como eu, saiba que o mundo vai duvidar de si…sempre. Não fique esperando amor e aceitação dos seus amigos e familiares, poucos acreditarão nas suas capacidades e no seu projecto. Existirão momentos que até você próprio duvidará do seu projecto, saiba que é totalmente normal ter duvidas, mas é reprovável desistir ou parar apenas porque alguém duvidou de si.

 

As pessoas duvidarão de si porque elas próprias falharam algum dia e ficaram com magoas, outras duvidarão porque têm medo e outras duvidarão porque têm inveja.

Para não te deixares influenciar pelos conselhos tóxicos das pessoas que vão duvidar de si não se defenda desnecessariamente quando as pessoas atacarem as suas ideias utilize o seguinte segredo:

 

1)    Oiça com atenção o motivo da dúvida

Antes de rejeitar qualquer conselho ou ficar com medo de alguma dúvida, descubra o motivo da pessoa duvidar do seu projecto. Escute sem tentar se defender e faça perguntas para saber o porquê da duvida. Lembre: “não defenda o seu projecto ou ideia, apenas escute o que a outra pessoa tem a dizer”. Este passo fará você ter um quadro geral do porquê que a pessoa está a duvidar da sua ideia. Maior parte das pessoas não gosta de tentar algo novo com medo de arriscar e errar. O medo de iniciar um projecto paralisa maior parte das pessoas e por sentirem tanto medo procuram provas em todo sitio para justificar o porquê deles não terem iniciado nada em suas próprias vidas. Quando esse tipo de pessoa repara que você que faz parte do meio dele esta prestes a começar algo, por norma imprime todas suas angustias por cima de nós e por isso duvida das ideias e capacidades dos outros. Então, oiça com atenção e descubra a real razão da dúvida antes de defenderes a sua ideia.

 

Uma vez dessas eu estava a falar com um amigo e ele atacou um dos meus projectos dizendo que não resultaria. Eu não me defendi, apenas perguntei: Porquê que achas que não daria certo? Me diga, porque talvez estejas certo e eu aprenderei algo com isso… Sem me defender ouvi atentamente a explicação dele e descobri que ele próprio tentou algo semelhante, mas não tinha resultado e por isso tornou-se pessimista. Mas eu não parei por aí porque sabia que o meu modelo de atuaçao seria diferente, logo, os meus resultados seriam diferentes. Por isso, se alguém duvidar de si, oiça primeiro, não defenda a sua ideia logo de primeira.

últimos artigos
No items found.