A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

O que é o plano de negócios?

2
Redacção
1
22/8/2017

Plano de negócios é a representação escrita do que é, e como funciona o seu negócio. Nele estarão também demonstrações e projecções financeiras do projecto.

 

·      Muitos jovens têm ideias fantásticas. Mas nem todos sabem transformar essas mesmas ideias em negócios lucrativos.

·      Para que a sua ideia se transforme em empresa ela precisa de um plano de negócios.

·      Quando nós jovens ouvimos o termo “Plano de Negócios” normalmente ficamos desmotivados porque achamos que é aquele documento chato e difícil de fazer mas na verdade não é.

·      O plano negócios é pura e simplesmente a ilustração em papel de como a sua empresa vai funcionar e como fará dinheiro.

·       Todos os planos não são iguais. Existem planos de negócios para empresas novas e para empresas existentes que queiram aumentar seus negócios.

·      Mas vamos falar do plano para novas empresas.

 

7 CAPÍTULOS MAIS IMPORTANTES DO PLANO DE NEGÓCIOS

Vamos tentar simplificar o plano de Negócios. Cada profissional têm a sua maneira de fazer o plano de negócios, a nossa tarefa aqui é cobrir os pontos mais importantes que todos planos de negócios infalivelmente têm de ter.

Basicamente o plano de negócios obrigatoriamente terá de ilustrar, o conceito único do negocio, como funcionará o projeto ou empresa, quanto dinheiro será necessário investir, quem é o publico alvo e como a empresa faz dinheiro e em quanto tempo devolverá o dinheiro investido.

 

1. CONCEITO

Vamos falar sobre o primeiro passo, o conceito. No conceito da empresa ou projeto. A gente explica o que ela faz, em forma generalizada a gente responde 3 perguntas. O que é a empresa, o que ela vende e para quem ela vende? Adicionamos também a missão, a visão e os objetivos a curto medio e longo prazo. Qualquer investidor ao ler o primeiro capitulo tem de perceber de imediato o conceito do negocio. É importante manter o plano simples, curto e objetivo. Muita gente da voltas muito grandes para explicar coisas simples. Não seja esse tipo de jovem, seja curto e objetivo.

 

2. MERCADO E COMPETIDORES

Segundo ponto. Depois do conceito precisamos falar sobre o Mercado e Competidores (estudo de viabilidade). Este ponto é um dos mais sérios, pois, precisamos de dados do mercado onde queremos atuar. Precisamos fazer um estudo de viabilidade e recolha de dados dos competidores. Mas não fique assustado, muito desses dados existem na internet. Para simplificar as coisas você pode fazer um estudo superficial sobre o mercado e competidores, a partir dele aprenderás muita coisa sobre a área onde queiras atuar. Você precisa saber:

·      Quais empresas que já atuam neste sector?

·      Qual é a quota de mercado de cada uma? Quota de mercado significa o espaço que cada ocupa no mercado.

·      Quem são os teus clientes alvo? Onde eles vivem? Como eles se comportam? Eles querem um serviço ou produto como o seu?

Essas são as questões mais frequentes de um estudo de viabilidade.

 

3. EQUIPE DE GESTÃO

O terceiro ponto fala sobre a equipe de gestão.

Na equipe de gestão você precisa detalhar o seu organograma.

·      Quantas pessoas são necessárias para que a sua empresa funcione?

·      Quais são os postos e os deveres de cada pessoa no organograma;

·      Que tipo de trabalhadores você precisa;

·      Qual o nível de educação que eles precisam ter;

Neste ponto você precisa mesmo detalhar a equipa ideal para o seu negócio okey. Muitas empresas por terem a equipa errada vão a falência. O factor favorecer amizades e familiares também deve ser evitado aqui, você deve meter as pessoas no lugar onde merecem e não apenas por serem seus amigos. O segredo é nomear as pessoas pelas suas capacidades, tenha muito cuidado. Outro erro a considerar é o excesso de pessoas no seu organograma. Caso você tenha uma empresa pequena, não cometa o erro de empregar muita gente de primeira. Na fase inicial você deve minimizar os custos, logo, é completamente normal uma pessoa ocupar 2 cargos como por exemplo: O director de marketing também poderá ser o responsável pelas finanças caso ele tiver capacidade para tal.

 

4. SERVIÇOS E PRODUTOS

O quarto ponto fala sobre os serviços e produtos da sua empresa.

Como o nome do ponto diz serviços e produtos. Neste ponto, você precisa especificar quais são os produtos que a sua empresa trás para o mercado e quanto cada um custa. Se a sua empresa fornecer serviços, então escreva quais são os serviços da mesma. Lembre sempre, seja curto e objetivo.

 

5. ESTRUTURA E OPERAÇÕES

Quinto ponto: Estrutura e operações.

Como funcionará a sua empresa?

Qual será o horário de entrada e saída?

Será necessário um escritório, armazém, estúdio? Será necessário carro de apoio?

Neste ponto precisamos especificar o processo produtivo da empresa. Importante realçar que neste ponto todos os passos do processo produtivo da empresa precisam ser analisados. Porquê? Porque muitas empresas têm processos muito custosos que dificultam a angariação dos lucros. Se o seu produto for muito bom mas custar muito caro para produzir, não terás lucro. Por isso, neste ponto desenvolva o processo produtivo mais barato que puder.

 

6. PLANO DE MARKETING

Sexto ponto. Plano de Marketing.

Neste ponto defina que será o seu cliente alvo e como pretendes chegar até ele. Que estratégia você vai utilizar para chegar até o seu cliente alvo. A Index Marketing é especialista em marketing, você pode contar com a nossa ajuda para elaborar uma estratégia económica mas eficiente para publicitar os seus produtos e serviços.

Nesta era digital você precisa se focar em online marketing. Tendo em conta que a sua empresa é nova e tem pouco dinheiro para uma campanha tradicional que é cara, aposte em online marketing, facebook, instagram e outras redes sociais.

 

7. PLANO FINANCEIRO

Depois de dar o conceito e como funcionará a empresa, chegou a hora de fazer as contas, quanto custa para implementar a sua ideia e em quanto tempo dará retornos?

O sétimo e ultimo passo é o Plano Financeiro.

Nele você precisa especificar quanto dinheiro precisará para abrir sua empresa. Que equipamentos você precisa e quanto cada um custa? Quanto custará o plano de marketing? Quanto de salário você vai gastar por mês? Quanto custa a luz, água e comunicação, coisas essenciais para uma empresa funcionar.

Você terá varias tabelas no seu plano financeiro. A tabela dos salários, a tabela do preço da matéria prima que precisas e os custos variáveis (combustível, imprevistos e etc). Precisamos fazer uma lista do investimento inicial necessário. Para sabermos quanto dinheiro o investidor ou você mesmo precisa gastar para iniciar a empresa.

Outro ponto importante do plano financeiro são as projecções das vendas. Atenção as projecções de vendas são suposições, pessoalmente tento fazer uma projecção não muito otimista, pois, acontecem muitos imprevistos no mundo dos negócios.

 

Então ai temos a explicação simplificada de um plano de negócios. Em caso de qualquer duvida, contacte a nossa equipa.