A sua empresa precisa de um plano de negócios? Encomende um hoje por apenas 70,000 AKZ

Planificação. Execução e persistência

2
Lizandro Chissupa
1
22/8/2017

As palavras mais importantes no mundo empresarial são essas: Planificação, execução e persistência. Ninguém consegue prever o futuro, mas, para que sua empresa atinja sucesso é necessário ter uma Visão clara e ousada, planificar todos passos para alcançar os objetivos, executar os planos com eficiência e seriedade e persistir até a realização da visão.

PLANIFICAÇÃO

Uma casa só começa a ser construída após estar concluída no papel. O arquiteto obrigatoriamente tem de planificar todos os detalhes para que a construção seja um sucesso. O mesmo acontece nos negócios. Todos nós temos visões. Queremos abrir restaurantes, linhas de roupa, ginásios e muito mais. Porquê que a maioria falha? Maior parte das ideias fracassam por falta de planificação.

Ter um plano consiste em delinear um objetivo para empresa. O planeamento é uma atividade continua, nem tudo correrá como planificado pois o mercado é dinâmico e muita coisa pode mudar com o passar do tempo mas tendo um plano a empresa ganha um senso de direcção. Caso o mercado mudar, seja flexível e atualize o seu plano para que se adapte as novas condições. Partilhe o plano com os seus colaboradores para que todos estejam sincronizados e celebre após realização da sua ideia.

EXECUÇÃO

Um plano bem desenvolvido com execução de inteligente é a formula perfeita para o sucesso. O que significa execução inteligente? Execução Inteligente refere-se ao aproveitamento de todos os recursos disponíveis para realizar as tarefas necessárias alcançando os objetivos no menor espaço de tempo possível.

Para ilustrar melhor, assista uma corrida de formula 1. Quando o carro vai para “Box” (oficina de reparação) os engenheiros têm aproximadamente 10 segundos, sim, 10 segundos para receber o carro, meter combustível, trocar pneus e mete-lo de volta na pista. Um exemplo esplendido de execução inteligente. Seja que nem eles. Execute ferozmente pois os resultados dependem da sua execução, não gaste tempo com bobagens.

PERSISTÊNCIA

O futuro pertence ao alheio e como empreendedor vai se habituando a incertezas. Persistir não significa ser teimoso, atenção! Persista no mercado não em uma ideia errada. Caso notares que o seu plano não esteja a dar resultado, seja flexível e altere-o. Caso o novo esteja também errado, modifique, peça ajuda, aprenda mais, peça conselhos, faça tudo que puderes para que o mesmo fique melhor, faça tudo menos desistir. Muitos desistem logo na primeira queda, não cometas o erro de desistir e não sejas arrogante até o ponto de ouvires criticas e sugestões, especialmente dos seus colaboradores.